14 de novembro de 2008

RdP

Ultimamente não tenho tido tempo nem para respirar quanto mais para actualizar o blog. E o facto de aqueles meninos, que já não fazem nada durante o ano todo, estarem de férias de não fazerem nada, também ajuda. Não há grandes novidades. A não ser as notícias de alguns pilotos de motos andarem a brincar com carros e outros dos carros acharem que sabem correr com motos. Mas como os protagonistas dessas aventuras não são bem vindos a este blog, nem sequer vou falar nisso…
Vou antes falar de outra coisa, neste caso, de uma pessoa, bem mais interessante. Já aqui falei do meu ídolo das corridas de motos, o Sete Gibernau, mas ainda não disse nada do “meu” (quem me dera a mim) outro menino, o Randy de Puniet. E se há espaço para um (e não há mais nada de jeito para dizer) também há espaço para o outro.

A 14 de Fevereiro de 1981 nascia em Maison-Laffitte, França, Randy de Puniet. Baptizado Randy em homenagem ao ídolo do pai, o grande piloto Randy Mamola, o pequeno De Puniet dificilmente podia escapar ao vírus das motos. Sendo o seu pai um ex-piloto, não é de admirar que Randy tenha recebido a sua primeira moto com apenas três anos de idade. Os primeiros anos foram passados aos comandos da sua PW 50 e alguns anos mais tarde, fez a sua estreia no motocross.
Depois de uma breve pausa passada a conduzir scooters, dedicou-se às pistas participando no Campeoanto de França de 125 c.c.. Ganhou o título nacional em 1997 e 1998. Também em 1998, disputou o seu primeiro GP no Mundial, no circuito de Le Mans. O seu desempenho permitiu-lhe, no ano seguinte, obter um lugar na equipa Scrab GP. Entrou na classe 125 c.c. em 1999, depois de ter ganho o título nacional (em França) no ano anterior. Em 2001, passou para a classe seguinte, conduzindo uma Aprilia 250 c.c.. No ano seguinte levou a sua Aprilia ao pódio por duas vezes, impressionando o construtor italiano. De Puniet consegue um lugar oficial em 2003 e não desiludiu as expectativas, conseguindo a sua primeira vitória na Catalunha, repetindo o feito em Brno e em Valência. Estes resultados, e uma boa performance, fizeram do francês um dos principais candidatos ao título de 2004. Esse ano foi, de longe, a sua melhor temporada. Foi terceiro em 250 c.c. na classificação final com oito pódios. Em 2005, toda a gente estava à espera de uma boa prestação por parte do piloto francês, mas acabou por decepcionar, mostrando-se muito irregular não sendo capaz de ameaçar o espanhol Dani Pedrosa. A sua última temporada em 250 c.c. ficou marcada por apenas uma vitória e um pódio.
Em 2006 Randy de Puniet fez o seu debute em MotoGP com a Kawasaki pilotando uma das Ninja ZX-RR. Teve uma estreia difícil, terminando apenas uma vez durante toda a temporada no top 10 no Grande Prémio de Portugal. No ano seguinte esteve melhor, conseguindo o seu primeiro pódio no Japão fechando a temporada em 11.º lugar. Durante o Inverno de 2007 assinou contrato com a equipa italiana de Lucio Cecchinello, a Honda LCR. A sua atitude de dar sempre o máximo (win or crash) fez com que acabasse a temporada de 2008, o mesmo ano em que comemora 10 anos de grandes prémios, em 15.º lugar e em 2.º na tabela dos pilotos com mais quedas das três categorias. Para a temporada de 2009, Lucio Cecchinello vai continuar a apostar no piloto francês, assim como os fabricantes de carenagens e de todas as outras peças necessárias para a composição de uma moto. Pode até ser o piloto que mais vezes cai, mas é também, com toda certeza, o que tem o peito mais bonito…















1 comentário:

Rosa disse...

Alguém ofereça uma camisola de lã ao rapaz, agora que o Natal vem aí!