31 de janeiro de 2009

Boa ideia...

O MotoGP atravessa por uma série de procedimentos mais ou menos urgentes e mais ou menos importantes destinados a mudar radicalmente até ao ano de 2010. O MotoGP de hoje é muito dispendioso, e não é sensato deixar que continue a custar assim tanto – ou ainda pior – que no futuro chegue a custar ainda mais.
Não é de ontem que se fala de cifras insustentáveis para as equipas satélites. A nota positiva é que a grande crise mundial que afecta todos os sectores resultou em agitar um ambiente que até agora era tradicionalmente muito conservador. No dia 7 de Janeiro, no Japão, os representantes dos construtores, sentaram-se a uma mesa e analisaram um conjunto de propostas muito concretas para reduzir os custos. Falou-se de modificações muito importantes, algumas também muito radicais. Os construtores iniciaram uma colaboração como nunca tinham feito antes, tanto que muitos especialistas ficaram surpreendidos com o quanto esta situação de crise tem ajudado a pôr todos de comum acordo sem levantarem muitas ondas. Assim, se no passado o facto de se
querer introduzir modificações regulamentares seria assunto com contornos de uma telenovela, neste caso as coisas estão a ser processadas à velocidade da luz; todas as propostas de mudança a curto prazo, aquelas que entram em vigor já esta temporada, serão discutidas e rectificadas durante uma reunião que terá lugar durante o teste oficial de Sepang, na Malásia, com início no dia 5 de Fevereiro.

A lista de propostas para redução de custos pode ser vista aqui.

Também o CEO da Dorna, Don Carmelo Ezpeleta apresentou algumas propostas. Um delas é a instituição de um “campeonato” para as equipas satélite. O campeonato teria o estatuto de oficial, com direito a pódio separado em cada corrida e o vencedor do título poderia ser chamado de Campeão do Mundo das equipas privadas. As regras actuais quase não dão hipótese nenhuma às equipas não-oficiais de subirem ao pódio. Ezpeleta espera que desta forma, com um “campeonato” separado e uma cerimónia de pódio separada, as equipas satélite sejam mais atractivas para potenciais patrocínios.

Está a ver senhor Ezpeleta, não custa nada tomar a medicação correctamente. E resulta sempre.

Sem comentários: