27 de janeiro de 2009

A novela continua…

Não falta muito para esta novela (tema) da Kawasaki, que anunciou que abandonava o MotoGP, ter mais episódios que a telenovela da TVI “Anjo Selvagem”. E as semelhanças não ficam por aqui.
Na telenovela existiam duas personagens principais, o Pedro e a “trinca-espinhas” Mariana, José Carlos Pereira (ler com “sotaque” à José Carlos Pereira) e Paula Neves, respectivamente. Estas duas personagens, ora andavam sempre às turras, ora andavam aos beijos. “Casa comigo Mariana” (não esquecer o sotaque à José Carlos Pereira); “nunca mais te quero ver “trinca-espinhas”; "casa comigo"... outra vez. E assim se passaram DOIS ANOS de telenovela. Parecido com isto, só a série Dallas.
Pois a história da Kawasaki no Motogp (nos últimos tempos) parece igual, não tem fim. No final do mês de Dezembro surgiram os primeiros rumores de abandono da marca nipónica do Campeonato Mundial de Velocidade. Já no início de Janeiro, surgiu outro rumor, o de que Jorge Martínez “Aspar”, director da TeamAspar, poderia “salvar” a Kawasaki. Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, tentou convencer “Aspar” a gerir a equipa, mas nada ficou definido. Mais tarde, e depois de uma reunião de emergência no Japão com a presença de várias marcas do MotoGP, a Kawasaki reconsidera a sua saída. Finalmente, a 9 de Janeiro, sai o anúncio oficial. A Kawasaki abandona o MotoGP. Mas o tema não ficou por aqui.
A 10 de Janeiro, Carmelo Ezpeleta dá uma entrevista ao site oficial do MotoGP (http://www.motogp.com/) onde refere que a Kawasaki tinha “suspendido a sua actividade competitiva em MotoGP através da sua equipa de fábrica” e que “foi discutida a possibilidade de as máquinas da Kawasaki continuarem a competir através de uma equipa privada”, por isso não estava preocupado com a saída da Kawasaki. Ora, se não estava preocupado, porque razão terá dito depois que, se fosse preciso, levaria a Kawasaki a tribunal, caso esta não cumprisse o contrato que tem com a Dorna até 2011?
Na minha modesta opinião, devia haver outra retirada no MotoGP, a de Carmelo Ezpeleta, pois está cada vez mais esclerozado.
E a saga continua. Apesar da saída, a 20 de Janeiro, Olivier Jacque e Tamaki Serizawa, testaram, na Austrália, as Ninja ZX-RR 2009. Agora, a marca nipónica já pensa (ou repensa) a sua decisão de retirada. Apesar de estar confirmada a retirada do Mundial como equipa oficial, uma equipa privada podia contar com a motos verdes para toda a temporada, e apesar de Jorge Martínez “Aspar” já ter dito que não queria ficar com as motos, a decisão está pendente de uma nova sessão de provas que se celebrará, em breve, em Phillip Island. Aí, a equipa irá realizar mais provas e assim ficar a conhecer com mais segurança os possíveis custos que se podem produzir durante todo o ano. Segundo os resultados das suas motos em pista será tomada a decisão ou não, de que uma equipa possa contar com as Kawasaki para toda a temporada. Neste momento, existe 50% de possibilidades da Kawasaki alinhar na grelha de partida do MotoGP 2009.
Por esta altura, também a Playstation, e uma vez que não se sabe quando terminará esta saga, resolveu disponibilizar duas versões do jogo MotoGP 09. Uma com a Kawasaki e outra sem a Kawasaki...

Sem comentários: